Nunca se esqueça da serie que promoveu o seu coração!
Aang é o último sobrevivente dos Nômades do Ar, o povo único com a exclusiva habilidade de manipular o ar. Aos doze anos de idade ele hibernou durante um século, o que faz dele um supercentenário com 112 anos. No segundo episódio ele é revelado como a atual encarnação do Avatar, o espírito do planeta manifestado em forma humana. Como tal, ele controla os Quatro Elementos e tem a missão de manter as quatro nações do mundo em paz. A série acompanha a jornada de Aang em busca do cumprimento dessa tarefa. O Monge Gyatso, mentor de Aang, insiste que ele deve ser criado como uma criança normal, mas seus colegas rejeitam sua interferência e decidem enviar Aang ao Templo do Ar do Leste. Não desejando ser afastado de seu mentor, e assustado com suas novas responsabilidades, Aang foge do templo montado em Appa, seu Bisão Voador. Nos dois primeiros episódios da primeira temporada, sabe-se que os dois se depararam com uma violenta tempestade que os atirou no fundo do oceano. Naquele momento, Aang entrou no "Estado Avatar" pela primeira vez, usando a dobra de ar e de água para proteger-se com Appa numa bolha de ar congelado.Após cem anos aprisionados no interior de um iceberg, Aang e Appa são libertados por Katara e seu irmão Sokka.
Zhao foi poderoso militar da Nação do Fogo. Durante os 2 anos que Zuko esteve no mar, ele foi promovido de Capitão para Comandante, e no episódio 13, ele é promovido novamente, para Almirante. Ele, em determinado momento de sua vida acabou chegando na biblioteca de Wan Shi Tong. Lá, ele descobriu vários documentos que revelavem muitas coisas e segrados sobre a Nação do Fogo. Como isso poderia vir a ser uma ameaça para a Nação, Zhao queimou todos esses documentos. Ele também foi aluno de Jeong Jeong, o desertor, quando ele ainda fazia parte do exército do Fogo. Entretanto, ele, apesar de dominar a Dobra de Fogo muito bem, não soube dominar a disciplina na hora de Dobrar o Fogo. Por causa disso, ele geralmente é muito inconsequante na hora de atacar com fogo.Assim como Zuko, Zhao estava caçando o Avatar. Entretanto, no último episódio do livro 1, após ter sido atacado por Tui, Zhao aparantemente morreu afogado, por não aceitar a ajuda de Zuko para poder se salvar.
Appa é o animal de estimação de Aang, e está junto dele desde que ele era um filhote (Appa também é o Guia-animal do Avatar). Ele é um animal enorme, que pesa 10 toneladas, com seis patas, cinco estômagos. O desenho de uma grande flecha se estende do seu rabo até sua cabeça, este tipo de desenho teria inspirado as tatuagens usadas por monges dobradores de ar como Aang.Apesar de nunca se separarem (nem quando Aang se congelou no iceberg), Appa foi capturado no deserto por dobradores de areia enquanto Aang estava tentando escapar da biblioteca de Wah Shi Tong, mas conseguiu se reunir com Aang após sofrer muito quando estava perdido, o que deixou seqüelas em Appa. Ele adquiriu um medo extremo ao fogo, pois, quando estava perdido, foi vendido para um circo, e o apresentador do circo o punia com um chicote de labaredas.Embora Appa seja um meio de transporte muito prático para Aang e seus amigos, ele tem o inconveniente de ser facilmente avistado a uma distância consideravelmente longa e também, em época de muda, solta muitos pêlos, o que pode se tornar uma trilha até ele e quem ele carrega.
Quando apareceu pela primeira vez, no Templo de Ar do Sul, Sokka tentou capturá-lo para comê-lo, mas o Avatar decidiu torná-lo seu mascote.Aang deu a seu mascote o nome Momo após o mesmo pegar uma das frutas que acabara de trazer para acalmar Sokka, a fruta aparenta ser um pêssego. Em japonês "momo" quer dizer pêssego (por isto o nome da personagem principal do mangá Peachgirl se chama "Momo", e o garoto nascido do caroço de um pêssego em uma famosa lenda japonesa chama-se "Momotaro").Desde então, o pequeno Lemure se juntou a Aang para seguir viagem com ele. Momo é mais um mascote do que um animal que ajuda o Avatar, como Appa, já que não faz muito mais do que voar e comer na maioria das aventuras.Entretanto, por seu tamanho, já foi útil ao Avatar ao levar recados ou investigar passagens por onde os outros não conseguiriam entrar. Às vezes usa sua capacidade de voar para procurar coisas ou pessoas para Aang.
Katara tinha oito anos de idade quando perdeu sua mãe num ataque da Nação do Fogo, depois disso, resignou-se em assumir um papel maternal e doméstico enquanto seu irmão Sokka treinava para se tornar um guerreiro. Quando completou 10 anos, seu pai, Hakoda, e outros homens da tribo partiram para o Reino da Terra a fim de participarem da resistência à Nação do Fogo, deixando Katara, Sokka e sua avó, Kanna, cuidando dos aldeões restantes.Dois anos depois, durante uma pescaria, Katara e Sokka encontraram Aang e Appa aprisionados no interior de um iceberg. Eles se tornam grandes amigos e Aang decide conduzir Katara até a Tribo da Água do Norte, para que ela possa encontrar um mestre da dobra de água. Eles são bem recebidos por sua tribo irmã, mas o Mestre Pakku rejeita Katara por ela ser mulher. Mas graças a sua forte personalidade e espírito de luta, Katara consegue convencer Pakku a ensiná-la. Ela rapidamente aprende a aprimorar sua técnica, e ao partir com Aang e Sokka rumo ao Reino da Terra, é reconhecida por Pakku como uma legítima mestra da dobra de água. Katara também descobre que Pakku era namorado de sua avó e que foi ele quem fez o colar que ela usa. Na terceira temporada Pakku e a Kanna se casam.
Sokka é um adoslescente aspirante a guerreiro da Tribo da Água do Sul. Foi criado por sua avó, Kanna, e por seu pai Hadoka ao lado de sua irmã mais nova, Katara. Foi forçado a um rápido amadurecimento após sua mãe ser morta num ataque da Nação do Fogo. Ele cultivou suas habilidades de combate, enquanto Katara, se encarregava das tarefas domésticas e praticava a dobra de água. Quando ele fez 13 anos, seu pai e os outros homens da vila partiram para lutar ao lado do Reino da Terra, deixando-o para tomar conta da tribo ao lado de Katara e sua avó. Como o homem mais velho da tribo, Sokka assumiu um posto de quase-liderança aos 15 anos, protegendo a vila e tentando treinar as crianças do povoado numa nova geração de defensores.Durante uma pescaria, Katara e Sokka descobriram Aang adormecido no interior de um iceberg. Após Katara libertá-lo, Sokka inicialmente acreditou que Aang fosse um espião da Nação do Fogo, desconfiando dele a ponto de expulsá-lo da vila. Depois de descobrir que Aang era o Avatar, destinado a controlar os quatro elementos e trazer a paz de volta ao mundo, Sokka o aceita novamente, percebendo que eles possuem um inimigo em comum: a Nação do Fogo. Unindo-se a Katara e Aang na viagem rumo ao Polo Norte, ele alimenta a expectativa de aprimorar suas habilidades em combate e enfrentar alguns dobradores de fogo no caminho.
Toph é a única filha da rica família Bei Fong, que reside na cidade de Gaoling, no Reino da Terra. Seus pais eram superprotetores e tratavam sua cegueira como um defeito, no pior sentido da palavra. Eles a julgavam frágil e extremamente vulnerável, e para evitar riscos à sua saúde, mantinham guardas vigiando-a de perto e mesmo sua existência era completo segredo do público.Para escapar do excessivo controle de seus pais, concordou em unir-se a Aang e seus amigos. Nos primeiros episódios em que aparece, ela dizia odiar sua família, mas depois, às lágrimas, confessou a Katara que provavelmente deve tê-los magoado muito ao fugir de casa. Mais tarde, Katara enviou uma mensagem de bem-estar aos pais de Toph.Apesar de sua deficiência, Toph desenvolveu técnicas especiais que fazem dela uma formidável dobradora de terra. Certa vez, quando ainda era muito pequena, fugiu de casa e se escondeu nas cavernas. Lá, encontrou criaturas que habitavam as cavernas, cegas como ela, os Texugos-Toupeiras são os dobradores de terra originais na natureza. Imitando seus movimentos, conseguiu desenvolver suas próprias técnicas de dobra da terra, tornando-se uma mestra autodidata. Escondendo seu verdadeiro potencial de seus pais e do Mestre Yu, seu professor de dobra da terra, Toph lutava secretamente na Arena da Terra de Xin Fu, usando o pseudônimo "A Bandida Cega".
Zuko é o primogênito do Senhor do Fogo Ozai, soberano da Nação do Fogo, e sua esposa, a Rainha Ursa e irmão mais velho da Princesa Azula. Amado pela mãe e ignorado pelo pai, cresceu apegado à figura materna, que sempre deu preferência à sua irmã, pois essa tinha uma melhor técnida na dobradora de fogo.Cerca de cinco anos antes do início da série, Zuko recebeu a notícia da morte de Lu Ten, o único filho de seu tio Iroh, durante o cerco de Ba Sing Se. Tomado pelo pesar, Iroh abandonou a luta, o que Ozai viu como a oportunidade perfeita de convencer seu pai, o Senhor do Fogo Azulon, a herdar o trono. Enfurecido com tal proposta, Azulon ordenou que Ozai fosse punido com o sacrifício de seu próprio filho, Zuko. Mas antes que isso acontecesse, Azulon faleceu e Ursa desapareceu misteriosamente. Mais tarde, soube-se que Ursa formulou um plano para poupar a vida de Zuko e garantir a ascensão de Ozai ao trono.
Iroh é um poderoso dominador de fogo conhecido como o Dragão do Oeste (Dragon of the West) sendo irmão do Senhor do Fogo Ozai e filho primogênito do ex-Senhor do Fogo Azulon, e que deveria ter ocupado o trono quando seu pai morreu mas depois da reunião de Ozai e Azulon, a morte de seu pai,e Ozai ter mentido que o último desejo de seu pai era que ele fosse o Senhor do Fogo. Quando ele estava voltando de Ba Sing Se após a morte de Lu Ten (seu filho) Iroh acabou como general aposentado e quando seu sobrinho Zuko foi banido resolveu ir com ele e o criou como filho sendo seu mestre da dobra de fogo. Ele é chamado de Dragão do Oeste por supostamente ter matado o último dragão do mundo. Na realidade, ao estar prestes a matá-lo, os Dragões o acharam digno de conhecer a verdadeira dobra de fogo, a orginal. Então, ele mentiu a todos dizendo que havia matado o último dragão, para que não caçacem mais os dragões.
Ozai é casado com a desaparecida Rainha Ursa com quem teve dois filhos: o primogênito Zuko e sua irmã caçula Azula. Seu pai era o Senhor do Fogo Azulon e seu avô era o Senhor do Fogo Sozin, ambos falecidos.Apesar de ser citado por outros personagens, seu rosto não aparece na primeira e segunda temporada. Sua primeira aparição na série ocorre no episódio "A tempestade", o primeiro da terceira temporada. Neste episódio ele recebe seu filho com honras por achar que Zuko matou o Avatar, mas tudo foi mentira contada por Azula. No episódio 03x11 da terceira temporada seu filho Zuko revela toda a verdade a ele e diz que não matou o Avatar e afirma que vai ajudar o Aang, Ozai obriga Zuko a sair da sala mas ele não sai, quando Zuko estava indo embora Ozai pede para ele esperar e explica o paradeiro de sua mãe, após isso o Senhor do Fogo lança um raio contra o Zuko, porem Zuko redireciona o raio para Ozai e sai.No episódio 03x18 Ozai autodeclara-se o Rei Fênix, em que o objetivo é não ser o senhor de uma nação e sim de todo o mundo, além disso Ozai segue os planos de Azula, e resolve queimar completamente o Reino da Terra, ele espera o cometa chegar, quando o cometa chega ele começa a ateiar fogo sobre o Reino da Terra, ele e sua frota aérea de balão de guerra, porém o Aang derruba o balão do Ozai, e os dois travam uma imensa luta, onde Aang consegue derrotar Ozai e tirar os poderes dele. Ozai é visto pela última vez numa cela onde ele ficará em prisão perpétua, Zuko chega agora como Novo Senhor do Fogo, e começa a discutir com Ozai e Zuko ainda pergunta onde está sua mãe mas Ozai não responde.

A princesa Azula é a filha mais nova do Senhor do Fogo Ozai e irmã do Zuko. Seu nome é uma homenagem a seu avô, pai de Ozai, o Senhor do Fogo Azulon. Nas tradições chinesas, o azul ou Azure Dragon é o mais forte dos Quatro Símbolos das constelações, é o Dragão do Leste, controla os melhores territórios, e representa a primavera, que é a estação no Livro 2.Sua primeira aparição na série foi no episódio O Cerco do Norte Parte 2, durante a punição de Zuko em um Agni kai. Azula está na platéia e parece achar muito divertida a punição de seu irmão. Tanto Zuko quanto seu Tio, Iroh não gostam de Azula. No caso de Zuko, por causa dos tormentos físicos e psicológicos de Azula na infância, enquanto Iroh reage a suas atitudes imorais e seu jeito cruel de continuar a guerra.Azula cresceu no esplendor e privilégios de ser realeza na Nação do Fogo. Sua mente espirituosa e o fato de ser um prodígio na dobra de fogo ganhou grande atenção e elogios, e rapidamente se tornou o filho favorito de Ozai. O pai a criou como sua verdadeira herdeira, mostrando-a políticas e confidências, enquanto ignorava Zuko. A qualidade de seu navio e de seus soldados mostra seu favorecido status. Nos segundos finais do episódio O cerco do norte parte 2, o Senhor do Fogo Ozai lhe deu a missão de capturar Zuko e Iroh.No último episódio da série, ela numa luta contra seu irmão e é derrotada, já que estava sofrendo pelo abandono de suas amigas Mai e Ty Lee, que a deixaram confusa psicologicamente, deixando-a louca. No final da série, Azula tem um colapso mental e é internada num hospital psiquiátrico onde ela é vigiada 24 horas por dia.
By:// Ivo